quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Quantas Páginas Tem o Livro?


Talvez não devesse, mas algumas coisas ainda me surpreendem
Eu estava na rodoviária de Igrejinha/RS, esperando minha amiga Jane que ia me buscar, e ouvindo a conversa de três jovens (22,23 anos por aí), que esperavam o ônibus para ir pra Taquara.
Uma delas estava com o livro 50 Tons de Cinza, dizendo que tinha começado a ler naquele dia.
Uma das meninas olha para o livro e dispara a frase que já ouvi tantas vezes, mas ainda me surpreende.
 -Quantas páginas tem esse livro?
A outra responde. - Nem sei.
E lá vem o complemento perfeito pra pergunta.
- Eu nunca ia ler um livro desses, é muito grosso. A primeira coisa que faço quando pego um livro é ver quantas páginas tem, se forem muitas nem leio.
PQP gente, isso será eterno?
Fico me perguntando, quantas páginas precisa ter um livro para ser lido por tamanha inteligência?
Duas, três, quarenta? Que número de páginas é o ideal afinal.
Quando conseguiremos acabar com esta doença infiltrada na cabeça das pessoas, escolher o livro pelo número de páginas e não pelo conteúdo.
Me aborrece isso, e muito porque mostra que a cultura não está evoluindo em nosso país, que as campanhas (sei que são mínimas), para que se leia mais não estão tendo êxito, que ficaremos ainda por anos e anos naquela colocação horrível de país que lê pouquíssimos livros por ano.
Porque a média de livros que o brasileiro lê por ano é 04, está nesta pesquisa aqui, pesquisa O Globo Educação.
Já é uma média baixa, e sempre existe as questões, tem pessoas que leem 20/30 livros  ano, então sabemos que algumas pessoas estão lendo menos 16/26 livros ano.
E se ainda formos levar em conta as pessoas como a jovem em questão que escolhe o livro pelo número de páginas, talvez devemos pensar que algumas pessoas leem 04 livros sim, mas de 20 páginas no máximo.
Não estou querendo dizer que livro de poucas páginas não tem qualidade ou não são bons livros, mas que está na hora de mudar esta tipo de pensamento.
Porque era uma menina que falava estes absurdos, então ela passará isso aos filhos dela, que provavelmente passarão aos netos.
E contando só assim, já são mais três gerações de não leitores ou de leitores de livros finos.
E assim continuaremos a nos perguntar.
Quando o BRASIL será o país do presente afinal?
Porque desta maneira, não seremos nem o país do futuro em breve.
E na minha opinião só mudaremos nosso país com muita leitura, que significa cultura e que unindo se resume no que mais precisamos para evoluir. EDUCAÇÃO.




5 comentários:

  1. Ah, pois é... Difícil, né? Minha média de leitura por leitura anda meio baixa, já q leio tanta outra coisa no dia-a-dia...Kerstin me xinga. Mas ainda bem q ela aumenta a minha média na casa! Mas concordo, é uma tristeza essa realidade. Ias amar a realidade na Finlândia - as pessoas lêem muito - e não pq tenham mais dinheiro pra comprar: elas vão nas bibliotecas públicas, q ficam 24h abertas e as pessoas não pagam para retirar. E têm a maior média de livros/pessoa/ano na Europa! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!

    Vim aqui lhe fazer um convite, estou fazendo um sorteio de um banner, ele eh simples, nao é nada profissional, mas fiz com muito amor e carinho para as amigas que participarem do sorteio. Mesmo que nao queira ele, vc participando e ganhando, podes escolher uma amiga para presentear. Seria de fundamental importancia a sua presença lá no meu sorteio.

    http://minhafamiliaehminhavida.blogspot.com.br/


    Agradeço desde já!!!

    Fique sempre com Deus!

    Bjinhos!

    Cris.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Vim aqui lhe fazer um convite, estou fazendo um sorteio de um banner, ele eh simples, nao é nada profissional, mas fiz com muito amor e carinho para as amigas que participarem do sorteio. Mesmo que nao queira ele, vc participando e ganhando, podes escolher uma amiga para presentear. Seria de fundamental importancia a sua presença lá no meu sorteio.
    http://minhafamiliaehminhavida.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-relampago.html#comment-form
    Agradeço desde já!!!

    Fique sempre com Deus!

    Bjinhos!

    Cris.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Iara
    Vendo os participantes do Pena de Ouro 8...
    Livros são maravilhosos independentes do número de páginas, para mim...
    Ótima semana e o meu carinho!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu acho que deveriamos ter mais bibliotecas públicas e com livrs atualizados, eu nunca compro livros, leio sempre de bibliotecas "di grátis" srrsrs
    E leio muito, tem meses que leio 3 ou 4 livros, e se ele for bom leio numa noite, depois fico um bagaço , srrsrsrs

    Bjus 1000 e uma semana linda prá ti

    ResponderExcluir